quinta-feira, março 26, 2009

PostHeaderIcon A Carta

Faz uns 3 dias que a carta dela chegou.Confesso que NAO esperava que fosse me dizer nada nunca.
Meu marido chegou do trabalho e eu estava no quarto de cima com mamae e Ana Celina.Ele disse que tinha carta pra mim e subiu pra me entregar a carta volumosa.Quando olhei o remetente...teria caido se nao estivesse deitada amamentando a minha filha,juro!Faz anos e anos que nao falava com Patricia.Nao sei o que aconteceu pra ela,simplesmente,parar de falar comigo.A gente se conheceu na academia quando eu tinha uns 26 anos,eu acho.Ela devia ter 18,nao lembro direito.De repente, ficamos amigas e tinhamos uma identificacao fora do comum.A gente conversava sobre tudo,mas sempre quando eu voltava o relogio da vez pra ela - no sentido de querer me aprofundar pra conhecer melhor o espirito dela - ela se esquivava.Perguntei muitas vezes o motivo do silencio (pra mim desnecessario )que habitava debaixo daqueles cabelos cacheados e pose de menina.Nunca obtive resposta.Alias,obtive,sim: o silencio poderoso.Nunca me dei bem como o silencio alheio.
Tantas coisas aconteceram...eu fiquei de fora,ela ficou de fora.Ela,por escolha.Eu,por respeito.Lembro que ela sumiu sob a poeira do primeiro amor.Foi a partir dali que ela me virou as costas.Nao entendia o porque - e continuo sem.Continuavamos a frequentar a mesma academia,o mesmo curso de pintura em tela,as mesmas ruas,as mesmas pessoas em volta de nos,o mesmo silencio,porem,maior do que o silencio necessario de cada dia.O casamento dela chegou e fui convidada pela mae.Passei anos e anos pensando se iria ou nao.Acabei indo.Mas,doia dentro de mim o desprezo,a distancia.Houve um tempo em que eu escrevi uma carta onde juntei todos os meus pensamentos e emocoes.Disse tudo o que queria que o vento tivesse o poder de levar.Mais uma vez o silencio se manifestou nela.Nenhuma resposta.Parecia que eu tinha escrito pra mim...parecia que eu tava falando sozinha.E eu estava.
Tantas coisas aconteceram...mudei de endereco,mudei de pais.Nas vezes em que fui ao Brasil,encontrei com os pais dela.Eles sempre me adoraram e tambem nao sabiam o motivo da distancia.Em 2007,antes de eu ir ao Brasil de novo,ela mandou um recado dizendo que os pais estavam com saudades de mim e que ela teria uma filha no dia do meu aniversario.Achei o contato estranho,pois nenhuma palavra tinha saido em direcao a mim ate aquele dia.Ela havia deixado um numero de telefone.Liguei,mas nem eu e nem ela sabiamos o que dizer.Mais uma vez,o silencio.
Tantas coisas aconteceram,tantas comecaram a existir...a filha dela nasceu.A minha filha nasceu.Boa parte de nossas historias,nao compartilhamos.Teriam ficado perdidas ou seriam os motivos a nos aproximar?So sei que a carta chegou.Ficou em minhas maos.Meu marido perguntava: "- Nao vai abrir?".Abri.Uma bonequinha eu vi.Dei pra minha filha.Comecei a ler a carta.Parecia outra pessoa mesclada da primeira pedindo pra viver o que tempo perdido.Pedia desculpas.Desculpas aceitas.Ja passei do tempo de guardar rancor e de achar que o erro tem que ser condenado pra sempre.Sera que pela minha profissao que penso assim?Ou porque hoje eu seja uma pessoa melhor?Perguntas,perguntas,perguntas.Mas,nem todas as respostas cabem num adulto.
Faz dias que penso em como responder a carta.Ontem a noite,depois que a Ana Celina dormiu,comecei a rabiscar o futuro.O que sera que vai sair da boca tempo que acalenta o passado e abraca o presente pra cobrir o futuro com todo o conforto?

5 comentários:

sandrinha disse...

tem certas coisas na vida da gente, que vai ficar p sempre sem respostas...
mas de alguma forma depois de tanto tempo ela resolveu te escrever, isso nao quer dizer que ela irah se abrir, mas ainda continua sendo sua amiga.
O ruim disso eh que quando ha uma pausa grande, e depois um retorno, nunca serah a mesma amizade, existe uma lacuna que nao foi preenchida e que nem sempre terah o mesmo sabor de a melhor e amis duradoura amizade.
A Aninha tah gostosa demais!
bj e parabens para a mamis!!!

Édina disse...

Antes de mais nada, a Ana está muito linda, gostosa! Que vontade de apertar essas bochechas! rs
Quanto ao silencio, isso é muito complicado, é algo que eu simplesmente não cnsigo entender... O problema são as consequencias que esses silencios podem causar. Pois talvez a vossa amizade nunca mais volte a ser a mesma...
Beijinhos

Lilly disse...

Oi amiga! saudades suas.
Eu tive uma amiga assim, foi na adolescencia. Eramos muito amigas, e de repente, ela parou de falar comigo. Estudamos 3 anos na mesma sala e ela não falava comigo. Fiquei muito triste pois não sabia o que tinha feito. Fiquei mal. Sei que hoje, nossas vidas tomaram rumos diferentes, ela se casou, tem um filho, mas nunca mais nos falamos. Isso ja tem mais de 10 anos. Até hj não sei o pq disso e sinceramente, se voltassemos a nos encontrar não sei se seria a mesma coisa. Não tenho magoa mais, nem raiva, mais acho que hoje não tem mais sentido. Se fosse amizade de verdade teria superado. Bom, sei la, ela nunca mais me procurou e eu tbm não. Não sei o que ela pensa, talvez agora que ela tem familia os valores dela mudaram, pois eramos muito novas e provavelmente foi algma bobagem que nos afastou. Mas cada uma tem sua vida e talvez tenha sido melhor assim.
Beijos e otimo final de semana!

Alek disse...

Oi amiga...
Olha, como diz minha mãe "ô coisinha difícil é lidar com adulto"...rs... mas é verdade, cada cabeça, um mundo, cada mundo, uma vida... tomara q vc consiga resgatar sua amizade...

Ah... Aninha está linda!!! Fowwfa demais, não vejo a hora de vê-la ao vivo...rs...beijos!

Maria Albertina Gomes disse...

iEu penso o seguinte: se até agora este afastamento não te prejudicou em nada...apenas causou-lhe algumas dúvidas, por não saber o motivo....deixe como está. Não responda a carta dela mesmo...Essas pessoas que se dizem amigas e se afastam sem se dar ao luxo de uma explicação, merecem ser desculpadas e ignoradas...Deve estar querendo se reaproximar por simples curiosidade ao saber que voce está muito bem..pelo menos é isto o que voce deixa transparecer em suas escritas...P A R A B E N S!!!Voce é linda, sua filha e seu marido também.As vezes estas coisas incomodam os outros...olhos bem abertos é bom.

Minhas fotos

www.flickr.com

About Me

Minha foto
Elis
Joao Pessoa -, PB e Illinois, United States
Visualizar meu perfil completo
http://meiroca.blogspot.com/. Tecnologia do Blogger.

eXTReMe Tracker

Quote of the Day

more Quotes

Seguidores

Tradutor

Blog Archive

Páginas