domingo, fevereiro 07, 2010

PostHeaderIcon O Sistema de Transporte Publico no Porto


Esta chovendo de novo. E como chove aqui! Nunca gostei quando estava chovendo - desde crianca. Sei la...era sempre meio triste, alias, ainda e. Mas, o sol tem aparecido uma vez ou outra. Nao sei se a cidade fica escura sempre no inverno ou se, apenas nesse inverno tem sido assim.
Bem, mas hoje eu quero falar de outras coisas. Hoje eu quero falar so sistema publico de transporte coletivo daqui. E como nos resolvemos nao alugar carro durante nossa estadia aqui ( a nao ser pra nossas viagens ), comecamos a nossa aventura nos onibus e metro da cidade do Porto. Tivemos boas experiencias. A principio, como o hotel e a Universidade Catolica ficavam bem pertinho do Metro, aproveitamos. O Metro e espacoso e cabe o carrinho da Ana e ainda sobra espaco. Sem falar na simpatia das pessoas durante todo o trajeto brincando e sorrindo o tempo todo com a menina. Quando mudamos pra nosso apartamento, descobrimos que o Metro nao ficava tao perto e tivemos que encarar a novidade...o onibus. A minha preocupacao era se caberia o carrinho da Ana tambem, pois, me era dificil encarar ter que levar a Ana no braco pra la e pra ca e ainda mais tendo que armar e desarmar o carrinho dela toda vez que fossemos entrar no onibus pra onde quer que fossemos, mas pra minha surpresa - e alegria! - nos deparamos com outra realidade...os onibus estao (TODOS eles) capacitados pra receber pessoas com problemas de mobilidade, dai ficou facil de encaixar o carrinho da Ana e a gente tem ido pra la e pra ca sem grandes dificuldades. Ate pensamos em alugar carro durante os 6 meses em que ficariamos aqui - ja que nao seria tao caro - mas, por outro lado, estariamos a jogar dinheiro fora porque o trabalho do marido fica perto ( e na maioria das vezes, ele vai andando. Sao somente 20 minutos) e eu nao saio todo santo dia, entao, a gente ia, na verdade, perder dinheiro.
Sobre as viagens...bem, nesse nosso primeiro mes aqui foi impossivel devido aos problemas ja citados anteriormente - ninguem tinha cabeca pra pensar em viajar quando nao tinhamos sequer encontrado ainda lugar pra abrir as malas, ne? No entanto, estamos planejando a nossa primeira viagem pra daqui 2 semanas. Vai melhor, inclusive porque a minha mae vai estar conosco. Se eu nao disse ainda, mamae chega na metade da semana que vem pra ficar uns meses conosco e alegrar ainda mais as nossas vidas.
Porem, enquanto o colorido do sol nao chega...eu sigo observando as coisas por aqui e aprendendo com todas as diferencas que encontro. Andas pelas calcadas e um desafio, por exemplo. Como tudo e muito antigo...o que e que eu esperava, ne? Tentei ir caminhando ao shopping que fica bem perto de casa, mas...quase morro! Meu Deus! As calcadas quase inexistentes estavam a por nossas vidas em risco. Nunca mais vou fazer aquele caminho! Tentei outro caminho...levei quase 2h pra chegar no shopping que fica a 15 minutos daqui de casa ( a pe!). Sei disso porque foi esse o espaco de tempo que levei quando tentei a primeira vez e era tambem o tempo que o meu GPS me dava. O problema das 2h andando ate chegar ao shopping foi ter sempre caido nas ruas erradas e sem saida que por aqui tem. As vezes a gente quer cortar caminho e acaba aumentando mais. Assim eu fui descobrindo que a maioria das ruas aqui sao um eterno labirinto e que no final das contas, nao ha saida. Resultado...nao da pra ir em linha reta, cortar caminho. Mas, a gente tambem descobre outra parte da cidade...ruas centenarias com pequenos cafes onde eu me sento, observo, tomo meu " meia de leite" e escrevo as minhas memorias enquanto a Ana dorme.
Ha muito o que se dizer...mas, " para tudo ha um tempo determinado", ja diz a biblia. E eu acredito nisso.

6 comentários:

Sonho Meu disse...

quando das minhas andanças por Portugal (Porto e Lisboa, Covilhã), tambem andavamos muito. Relamente as vezes os shopping nos pareciam tao perto e por mais que andassemos nunca chegavamos..parecia um sonho. Mas como adoro andar, gostei demais daí.
bjs,
me

Adriana disse...

Ola Elis, muito legal a sua descrição do POrto, eu seria mais dura e cruel, o POrto tem lugares bonitos mas nao deixa de ser uma terra cinzenta...assim como muitas pessoas. Temos que nso encontrar, porque senao eu vou embora sem ter tido a oportunidade de conversarmos. E sim eu te considero minha amiga, de alma e de coração. Um grande beijo a todos e um especial na Ana Celina que esta cada dia mais linda

Alek disse...

Oi amiga...

Que bom que já está mais adaptada ao lugar, em breve falarás com o sotaque lusitano...rs,rs... Aninha está fofa e que cabelão... linda!!!
Maravilhoso sua mãe estar indo ficar com vcs, além de ser uma companhia e tanto, ainda ajuda com Aninha... beijos e nos deixe a par das viagens...
PS> Recebi seu email, sabia que vc ia gostar de saber. Ainda estou meio perdida, foi tudo muito rápido, mas estou curtindo e tbem segui meu coração!!! Quando fizer posts no blog te mando por email... beijos!

Sergio disse...

Ola, Elis, minha ex-secreta amiga!


Nao pude deixar de rir , imaginado voce voltando depois de achar uma rua sem saida..rs..culpa do seu relato...me fez andar nas ruas, tambem.
Pois é, esse ano quero estar maia presente ao blog...vou postar mais.
beijo na fofinha Aninha...linda!

felicidades a vocês!!

Um beijo!!

Fernanda disse...

De facto este Inverno tem sido muito rigoroso, também estou cansada desses dias cinzentos de chuva fininha! Não alheio ao tempo tem estado a minha saúde, uma amigdalite e uma constipação forte que me tem deixado de rastos...

Por isso, quando o sol brilha, ainda que seja por algumas horas, e o céu se mostra azul, aproveito ao máximo.

Olha, Elis, tenho ficado pouco tempo no pc, então msg! Nem tenho aberto, mas tens o meu mail, quando quiseres!

Beijinhos

Vivi disse...

É verdade, para tudo tem um tempo nesta vida e não adianta a gente querer mudar isso :)
Bjokas e curta PT :)

Minhas fotos

www.flickr.com

About Me

Minha foto
Elis
Joao Pessoa -, PB e Illinois, United States
Visualizar meu perfil completo
http://meiroca.blogspot.com/. Tecnologia do Blogger.

eXTReMe Tracker

Quote of the Day

more Quotes

Seguidores

Tradutor

Blog Archive

Páginas