quarta-feira, fevereiro 10, 2010

PostHeaderIcon Quando ela vai andar?

" Quantos meses ela tem?; Ela ja anda?; Por que ela nao anda?; Voce nao ta preocupada?; Bote essa menina pra andar!..."


Essas e mais outras tem sido as perguntas que eu tenho ouvido com muita frequencia, seja aqui em Portugal, nos EUA e/ou no Brasil. Parece que omundo gira em volta do POR QUE a Ana Celina ainda nao anda ja tendo quase 15 meses. O que e que eu vou fazer? NADA. Exatamente, nada. Nao vou negar que essa pergunta ja me rondou a cabeca ha algum tempo quando eu comecei a perceber que todos os bebes nascidos na epoca da Ana, ja andavam e ela, nao. Fiquei encasquetada, sim, fiquei, mas do mesmo jeito que a preocupacao veio, esta-se indo. Tinha feito mil perguntas ao medico da menina nos EUA e estando aqui em Portugal tambem ja fiz mais um milhao de perguntas para a pediatra e ela me disse a mesma coisa over and over...em suma, a menina vai andar quando tiver pronta, vai andar quando ELA achar que e a hora certa pra ela. Nao ha nada que eu possa fazer pra empurrar essa fase pra frente porque tudo tem o seu tempo e a devida hora. Hora pra nascer, hora pra comer, hora pra chorar, hora pra o siol se por, hora pra trabalhar...pra viver. Portanto, meus caros...PACIENCIA.
Ainda ontem, tivemos no shopping aqui perto de casa pra que a Ana pudesse brincar um pouco no parquinho com outras criancas e o marido ficou com a Ana enquanto enquanto eu fui ao banheiro. Na volta, encontrei 2 senhoras olhando pra Ana com aquele olhar de "coitadinha, ainda nao anda" e meu marido veio me dizer que tinham perguntado por que ela ainda nao andava. Eu bem que podia ter sido rude e perguntado por que o filho dela tinha aquele olhar - era obvio que o menino de uns 5 anos tinha problemas mentais - mas, nao o fiz. Ha situacoes em que nao se ganha nada quando se paga com a mesma moeda. Eu ia ganhar o que magoando alguem? De la, seguimos pra o supermercado e pra minha surpresa, dentro do elevador, uma outra familia tinha mais uma crianca no carrinho e eu achei o sorriso do menino tao bonito que perguntei o nome dele e a mae me disse que era Joao Vitor e que tinha 18 meses. Ela perguntou a idade da Ana e o nome e numa resposta so eu ja disse tudo, incluindo que a menina AINDA nao andava. Foi ai que a mulher me respondeu " a sua nao anda ainda e o meu filho nao fala, ainda!". E saimos nos duas a sorrir do elevador.

5 comentários:

Vivi disse...

Eu ia falar isso pra vc amiga:)
Meu irmão, que hj tem 25 anos,só veio falar com quase 3 anos. Minha mãe até chegou a pensar que ele fosse mudo, mas os médicos sempre disseram que ele iria falar qdo fosse a hora e até um dia que essa hora chegou :)
No stress amiga :)

go disse...

COMO VC DIZ TUDO AO SEU TEMPO, O TEMPO DA ANA ANDAR SERÁ QUANDO ELA QUISER RSRSRS DISSO NÃO TENHA DÚVIDAS BEIJOSSSS.

GORETE

Sonho Meu disse...

Perguntinha : A sua linda baby tem aqueles andadores? é um tipo de carrinho com rodas, onde se coloca o baby dentro e ele pode se movimentar pra la e pra cá. Talves seja uma boa ter um né? Quando eu tinha meus filhos começando a engatinhar, os colocava dentro dos andadores e ajudou muito a andarem cedo.
Essa coisa de criança falar, vou contar o que aconteceu (long time ago, 35 anos atras) com o filho da minha cunhada(irma do meu marido). Pois bem a Dawn estava preocupaderrima com o filhote que já iria fazer 3 anos e nao falava uma palavra. Marcou uma consulta no fono-pediatra e conversa vai conversa vem, ele (o fono) chegou a conclusao que a criança ainda nao falava porque a mãe nao dava chance pra o mesmo se expressar. Na ansia de cuidar o melhor que pudesse e ate ler os pensamentos do baby ela tolhia a vontade e criatividade do mesmo. Ou seja a criança nao tinha nem o direito de chorar pra se expressar, que ela ja tava encima pra resolver por ele. Excesso de cuidados! E o engraçado é que o marido dela tentava abrir os os dela pra o problema, mas ela so se tocou mesmo quando o medico falou "essa criança nao fala, porque voce fala por ele". Pois bem...ainda bem que ela percebeu do erro e em poucos meses o baby boy já falava igual uma matraca. E de la pra ca, nao parou mais !

Fernanda disse...

A sério que o facto da Ana ainda não andar provoca essa confusão nas pessoas?! É que o Duarte começou a andar somente um mês antes da irmã nascer, ou seja com 17 meses, e nunca isso levantou nenhuma questão.
Cada criança tem a sua hora, para tudo e é fundamental assimilarmos isso, para não ficarmos aborrecidos com as comparações.

Li os comentários e não aconselho nada os andadores/aranhas! Isso é altamente perigoso, leva a criança para sítios onde ela não chegaria se gatinhasse apenas. Há uma série de crianças acidentadas por utilizarem essas "coisas".

A Ana vai andar quando estiver preparada.

Beijos

Anônimo disse...

Elis, nao te preocupa com isso nao, menina! Tenho uma conhecida em Belem que o bebe dela andou com 2 aninhos! Oooo povo que pergunta demais, mulher...rs
Passei por aqui (fazia um tempo que nao acessava) e vi seu post a respeito...
Um beijo grande (tbm pra Aninha!!!)
Lilia (orkut).
PS: Agora eu to tentando ter um baby, entao brevemente serei eu com as minhas preocupacoes tbm... :)

Minhas fotos

www.flickr.com

About Me

Minha foto
Elis
Joao Pessoa -, PB e Illinois, United States
Visualizar meu perfil completo
http://meiroca.blogspot.com/. Tecnologia do Blogger.

eXTReMe Tracker

Quote of the Day

more Quotes

Seguidores

Tradutor

Blog Archive

Páginas