sábado, julho 02, 2011

PostHeaderIcon RG e CPF da Ana

Eu que pensava que as coisas estariam menos burocraticas e mais atualizadas e rapidas nesse meu Brasil varonil...puro engano! Semana passada, me dediquei a tirar o cpf e a identidade da Ana. Cheguei a pensar que poderia fazer as 2 coisas no mesmo dia e me enganei, mais uma vez. Desde o comeco da semana que eu havia me informado sobre a documentacao necessaria pra adquirir as 2 coisas e fui aos Correios pra fazer o Cpf primeiro. Perguntei, expliquei a situacao, paguei e ainda continuaram sem entender. As pessoas nao estando acostumadas sobre o assunto - somente porque a minha filha eh nascida em outro pais e eles nao sabiam como proceder no caso da " naturalidade " da menina e me mandaram p outro lugar...pra Receita Federal. Chegando la, expliquei a situacao, me deram uma ficha e me mandaram esperar. Trinta minutos passados, la vou eu reclamar da demora, pois o marido ja estava passado e me enchendo o saco. Tive que re-explicar a novela toda. Mais uma ficha foi dada. Mais 20 minutos de espera. Mais reclamacao. Outra ficha - nesse caso, de prioridade. Enfim, me chamaram. A tendente me encaminhou pra outra pessoa, pois nao sabia como proceder. Mais 20 minutos de espera. Mais reclamacao. Me mandaram falar com " o chefe " que me disse que a pessoa que resolveria meu problema estaria de ferias ( e eu com isso? ). As pessoas se olhavam e me olhavam como se o meu caso fosse o de um alienigena que vem a terra se registrar. Eu estava a ponto de pedir pra usar o computador de um deles pra resolver o meu problema. Enfim, me mandaram pra outro guiche e, quando tudo parecia que iria se resolver, a mulher olha pra mim e diz: " A sua filha eh tao pequeneninha que eu nem acho que ela tenha passaporte ". Gente, pera ai...como eh que se viaja de um pais p o outro sem passaporte? Tudo bem que temos o Mercosul e tal e eu sei que se eu quiser, posso entrar na Argentina sem ele, mas todo mundo sabe que pra os EUA, as coisas nao sao assim, ne? Como eh que alguem trabalha na Receita Federal e nao sabe disso? A medida que a conversa foi indo, eu me chocava mais ainda e tentava manter a calma. As pessoas pareciam nao saber - realmente - que a menina tinha direito a ter o cpf. Claro que qualquer estrangeiro pode tirar cpf no Brasil ( inclusive, meu marido ja tem faz tempo.), mas a certidao de nascimento da menina dizia e diz claramente que ela eh ' brasileira nata ' e tem todos os direitos que nos, brasileiros, temos. Primeiro, a mulher queria cadastrar a menina como ' estrangeira ' e me pediu o RNE mesmo eu dizendo pra ela e mostrando o documento que a menina. Depois, ficou na duvida se colocaria meu endereco aqui no Brasil ou nao. Resumindo a opera...eu acabei a ajudando a preencher o arquivo no computador e, enfim, imprimi o numero do cpf da Ana, depois de mais de 4 horas de peleja. Eu e o marido estavamos exaustos! No dia seguinte, foi a vez da Identidade. Mais uma maratona comecou cedo. Me deram uma ficha de prioridade por ter crianca pequena comigo. Ate que o atendimento foi rapido. A mulher que me atendeu, me encaminhou pra outro. O homem parecia mais confuso do que tudo no mundo e me pediu minha carteira de identidade e pensou que EU queria tirar a minha - mesmo eu tendo explicado que era para a minha filha de 2 anos. Tive explicar umas 6 vezes e me peguei pensando em como eh que selecionam as pessoas pra trabalhar num negocio desses. A sala lotada, muita crianca chorando...e ele me deu um papel pra pagar na casa loterica ao lado. Perguntei ao rapaz na minha frente se ele era o ultimo da fila e ele me respondeu que sim. Depois, olhou pra mim e disse que ia pagar em outro lugar. Fiquei la uns minutos e me dei conta de que a fila comecava do outro lado...e ainda constatei que o sistema estava fora do ar. Dentro do shopping, fui a 3 casas lotericas e todas c o mesmo problema. Voltei ao terceiro andar e pedi p tirarem as impressoes digitais da Ana pra que eu nao a fosse trazer no dia seguinte. Fui atendida depois de 1h e me disseram pra voltar no dia seguinte pra pegar a Identidade da menina. Mais uma dia de exaustao, de cansaco...e, dessa vez, acompanhada da Ana tambem. Quando voltei no dia seguinte pra apanhar a Identidade da Ana, pensei que fossem me pedir alguma identificacao pra pegar a carteira da menina...mas, pude ver que qualquer um pode ir la, dar o nome e pegar a carteira de identidade sem problema algum. Agora, eu me pergunto...que pais eh esse?

3 comentários:

Tatiana disse...

Vixie Maria, Elis, essa burocracia no Brasil é de enlouquecer qualquer um.
Quando eu morava em Cancun era a mesma coisa, aqui nos EUA ficamos mal acostumadas...rs.
Obrigada pela força minha querida, la no blog, vou vir aqui de vez em quando para darmos uma dançadinha sim...rs!!!
Bjks!!

rose disse...

Affff, que vergonha de servico hein! depois o povo nao sabe por que tanta gente prefere morar fora do Br, mesmo amando e sentindo falta de tanta coisa da nossa terrinha verde-amarela....
bjnhos

Vivi disse...

Amiga que "furdunssu" isso tudo :( Fala sério, que demora pra tirar um RG e CPF.
Bem, pelo menos agora Aninha tem tudo:)
Bjokas

Minhas fotos

www.flickr.com

About Me

Minha foto
Elis
Joao Pessoa -, PB e Illinois, United States
Visualizar meu perfil completo
http://meiroca.blogspot.com/. Tecnologia do Blogger.

eXTReMe Tracker

Quote of the Day

more Quotes

Seguidores

Tradutor

Blog Archive

Páginas