sexta-feira, abril 27, 2007

PostHeaderIcon Clarice Lispector



"Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada... Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro..."




Em 10 de Dezembro de 1920,na Ucrânia,nascia Clarice Lispector.Veio ao Brasil quando já tinha um ano de vida.Quando tinha 23 anos provocou sensação quando publicou seu primeiro livro Perto do Coração Selvagem.A autora de 26 livros,traduzida em 15 línguas faleceu no Rio de Janeiro um dia antes de seu aniversário.Mas,não há como negar a atualidade comprovada de Clarice pelas contínuas reedições de seus livros e também pelas adaptações de seus textos para o cinema,teatro,etc.


"Amo a língua portuguesa.(...)Eu até queria não ter aprendido outras línguas: só pra que a minha abordagem do português fosse virgem e límpida".Clarice Lispector,uma das maiores escritoras do Brasil,fez essa linda declaração de amor ao idioma no livro A Descoberta do Mundo.O interessante é que toda a obra da Clarice foi baseada na busca pela palavra de significado preciso,justamente a frase que traduzisse com exatidão a complexidade da experiência humana.Agora,a escritos é tema da exposição Clarice Lispector - A Hora da Estrela,em cartaz no Museu da Língua Portuguesa,com cartas escritos e fotografias da diva maior da literatura brasileira.


Essa amostra esta marcando os 30 anos de morte da Clarice,falecida em 1977.Acredito que a exposição vá traduzir o caráter reservado e introspectivo da autora,pois me parece que a ambientação é bem intimista,pois,pelo o que li, a cenografia - um cômodo mobiliado com uma cama simples - remete à obra A Paixão Segundo G.H,que se passa dentro de um pequeno quarto de empregada.Um outro local,pelo o que li,apresenta as identidades interessantes e momentos de vida da Clarice.Nele,referências aos seus pseudônimos,a maternidade ,a vida como esposa de diplomata e sua paixão pelos bichos.


Se você está em SP ou pelas redondezas...aproveite pra ver a amostra por mim!Clarice é sempre Clarice em todos nós com nossos internos "nós".



Se tudo existe é porque sou. Mas por que esse mal estar? É porque não estou vivendo do único modo que existe para cada um de se viver e nem sei qual é. Desconfortável. Não me sinto bem. Não sei o que é que há. Mas alguma coisa está errada e dá mal estar. No entanto estou sendo franca e meu jogo é limpo. Abro o jogo. Só não conto os fatos de minha vida: sou secreta por natureza. O que há então? Só sei que não quero a impostura. Recuso-me. Eu me aprofundei mas não acredito em mim porque meu pensamento é inventado.



- Clarice Lispector

9 comentários:

Anathalia disse...

Ai, eu também fiquei babando nessa exposição! Quem me dera poder ir...

meire disse...

pronto.

O Meu Jeito de Ser disse...

Ai que linda casa nova heim?
Isso é obra da Meirinha?
Bom, já combinamos aqui, eu e o bem, vamos lá ver a exposição dela que gostamos.
Sem contar que o museu é qualquer coisa de fantástico.
Já estivemos lá. Quando for, vou tirar umas fotos, depois mostro no blog.
Vou pensar em você lá.
Um beijo.

Lucianna disse...

Oi Elis,

Td bem?

Adorei o blog, ficou lindo!!!!

E ai, pronta pra viagem???? Aproveite bastante o Canada por mim, to morrendo de saudade....

Bjks

Cristiane disse...

Oi Elis...
Tudo bem???Desejo que sim...
Nossa, fazia um tempinho já que não vinha aqui, está tudo mudado! E lindo, parabéns!!!
Sabe, sou completamente apaixonad apor clarice, queria ter feito um post sobr eos 30 anos da morte dela, mas não tive tempo, qdo vi, já tinha passado! Mas tudo bem, faço outro dia...afinal:Todo di aé dia de Clarice Lispector!
Richard Bach é tudo de bom! E aí nos EUA vc tb consegue comprar os livros dele...não perca, e depois me diz o que achou!Rs...Obrigado pela visita, volte sempre! Bjo carinhoso, Crisssssss...

Anônimo disse...

Que lindo o novo LAY !
Beijinhos ,
Bel .

Mário disse...

Elis, acho a Clarice uma deusa da literatura. Adorei o seu post sobre esta maravilhosa escritora. Grande Abraço.

Divã de Noiva disse...

Ai queria muito ir ver essa exposição. Otima semana, Tambem adoro a clarice!

Sonho Meu disse...

Elis,
O novo visual do blog tá lindo demais. Adorei.
A Clarice Lispector estudou no Colegio Estadual de Pernambuco e eu tambem. hehehehehe.
Se bem que eu cheguei lá 3o anos depois dela. Mas quando la estudava, tinha o maior orgulho de falar pra todos que o no meu colegio, tinha estudado a grande escritora.
bjos,
me

Minhas fotos

www.flickr.com

About Me

Minha foto
Elis
Joao Pessoa -, PB e Illinois, United States
Visualizar meu perfil completo
http://meiroca.blogspot.com/. Tecnologia do Blogger.

eXTReMe Tracker

Quote of the Day

more Quotes

Seguidores

Tradutor

Blog Archive

Páginas