sábado, abril 21, 2007

PostHeaderIcon Tiradentes



Em fins do século XVIII, filósofos iluministas como Rousseau e Voltaire difundiram ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, que tiveram consequências no mundo todo; a França fez a Revolução Francesa, os Estados Unidos libertaram-se da Inglaterra, e quase todos os países americanos criaram coragem para lutar pela independência.
No Brasil os problemas tomavam-se cada vez maiores, principalmente em Minas Gerais, pois a produção do ouro diminuía e Portugal continuava cobrando altos impostos. Em Vila Rica (hoje Ouro Preto), iniciou-se um movimento (1789), a Inconfidência Mineira, para separar o Brasil de Portugal. A cidade, à qual o povo por zombaria denominava Vila Pobre, estava atrasada no pagamento dos impostos, e o inicio da revolução foi marcado para a data em que o governo faria essa cobrança ou derrama.
Joaquim José da Silva Xavier, que passou à História com o nome de Tiradentes, nasceu em Minas Gerais, em 1746, ficando órfão aos 11 anos. O Padre Domingos, seu irmão, encarregou-se de instrui-lo, de modo que Joaquim José adquiriu sólidos conhecimentos em relação a seu meio e sua época.Ingressando na carreira militar, chegou somente até o posto de alferes.
Dentre os principais inconfidentes destacavam-se Cláudio Manuel da Costa, Tomás António Gonzaga, Alvarenga Peixoto e sua mulher Bárbara Heliodora, Freire de Andrade, José Alvares Maciel e o chefe do movimento,Joaquim José da Silva Xavier (apelidado Tiradentes). Eles queriam proclamar a república, adotar uma bandeira com o lema "Libertas quae será tamem" (liberdade, embora tardia), mudar a Capital para São João del-Rei, libertar os escravos e criar uma universidade.Contudo, Joaquim Silvério dos Reis traiu os companheiros, e os inconfidentes foram condenados a degredo perpétuo. Tiradentes recebeu a pena máxima: morte por enforcamento.





Tiradentes era um excelente comunicador e orador. Sua capacidade de organização e liderança fez com que fosse o escolhido para liderar a Inconfidência Mineira. Em 1789, após ser delatado por Joaquim Silvério dos Reis, o movimento foi descoberto e interrompido pelas tropas oficiais. Os inconfidentes foram julgados em 1792. Alguns filhos da aristocracia ganharam penas mais brandas como, por exemplo, o açoite em praça pública ou o degredo.
Tiradentes, com poucas influências econômicas e políticas, foi condenado a forca. Foi executado em 21 de abril de 1792. Partes do seu corpo foram expostas em postes na estrada que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais. Sua casa foi queimada e seus bens confiscados.
Conclusão : Tiradentes pode ser considerado um herói nacional. Lutou pela independência do Brasil, num período em que nosso país sofria o domínio e a exploração de Portugal. O Brasil não tinha uma constituição, direitos de desenvolver indústrias em seu território e o povo sofria com os altos impostos cobrados pela metrópole. Nas regiões mineradoras, o quinto (imposto pago sobre o ouro) e a derrama causavam revolta na população. O movimento da Inconfidência Mineira, liderado por Tiradentes, pretendia transformar o Brasil numa república independente de Portugal.
Eu não podia deixar passar essa data sem dizer uma única palavra sobre o mártir.Eu vi o filme há alguns anos e é bom que se passe para as futuras gerações a nossa história.Precisamos saber de onde viemos,o que estamos fazendo aqui e então,pensar "pra onde" estamos indo.
"Os Inconfidentes ". Joaquim Pedro de Andrade. Brasil, 1972 .

1 comentários:

Fernanda disse...

Legal poder relembrar dessa parte da história brasileira.

Minhas fotos

www.flickr.com

About Me

Minha foto
Elis
Joao Pessoa -, PB e Illinois, United States
Visualizar meu perfil completo
http://meiroca.blogspot.com/. Tecnologia do Blogger.

eXTReMe Tracker

Quote of the Day

more Quotes

Seguidores

Tradutor

Blog Archive

Páginas