sexta-feira, outubro 09, 2009

PostHeaderIcon Obama é o Nobel da Paz de 2009

Jornal "O Globo".

Barack Obama, venceu o Prêmio Nobel da Paz na edição 2009. O anúncio, que provocou surpresa, foi feito nesta sexta-feira (9), em Oslo, na Noruega, pelo comitê do Nobel.

O prêmio foi concedido por conta dos apelos do presidente pelo desarmamento nuclear e por seu trabalho pela paz mundial.

"O comitê deu muita importância à visão e aos esforços de Obama na perspectiva de um mundo sem armas nucleares", disse o presidente do Comitê Nobel da Noruega, Thorbjoern Jagland. "Muito raramente uma pessoa com a influência de Obama capturou a atenção do mundo e deu às pessoas a esperança de um futuro melhor."

O comitê também citou por os "esforços extraordinários" do democrata "para fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos".

O comitê não deu o telefonema tradicional para avisar Obama da premiação. Mas não adiantou: Obama foi acordado de madrugada por uma ligação do porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, com a notícia. Ele se disse "honrado" com a escolha do comitê.


E a gente acorda com essa noticia surpresa...ne?Como sera que o mundo encarou essa?

"Uau!"

Robert Gibbs, porta-voz da Casa Branca


"É a pessoa certa para esta distinção"
Hamid Karzai, presidente do Afeganistão

"Não percebemos nenhuma mudança de estratégia para a paz, ele não fez nada pela paz no Afeganistão, ele não adotou nem uma medida sequer para isso ou para tornar o país mais estável."
Zabihullah Mujahid, porta-voz do Talibã

"O prêmio reflete as esperanças geradas em nível global com sua visão de um mundo sem armas nucleares."
José Manuel Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia

"Este prêmio fortalece seu compromisso, como líder da nação mais poderosa do mundo, com o trabalho de promover a paz e erradicar a pobreza"

Fundação Mandela

"Em nome do povo irlandês, quero felicitar calorosamente o presidente Obama por esta magnífica conquista. O comitê do Nobel reconheceu justamente seu trabalho no campo da diplomacia"

Brian Cowen, premiê da Irlanda

"Devemos todos apoiá-lo. Ele abriu uma janela de possibilidades"

Angela Merkel, chanceler da Alemanha

"Isso é fantástico. Ele faz história onde quer que vai. Vai mudar as coisas, e as pessoas percebem, é fantástico"

Genn, americana, negra, moradora de Washington, D.C.

"Poucos líderes conseguiram mudar o espírito do mundo em tão pouco tempo e com semelhante impacto."

Shimon Peres, presidente de Israel

"É um estímulo e um respaldo."

José Luis Rodríguez Zapatero, chefe de governo da Espanha

"É preciso felicitar Obama, porque é um merecido ganhador."

Morgan Tsvangirai, premiê do Zimbábue

"Ele terá que observar um comportamento ecumênico em relação a todos."

Silvio Berlusconi, premiê da Itália

"Obama não ofereceu nda aos palestinos, salvo promessas e boas intenções. Ao mesmo tempo, expressa seu apoio absoluto à ocupação israelense"

Sami Abu Zuhri, porta-voz do movimento palestino Hamas em Gaza

"Ninguém no mundo merece mais"

Mohamed ElBaradei, diretor da agência de energia atômica da ONU

"Ele não merece o prêmio. Todos esses problemas - Iraque, Afeganistão - não foram resolvidos. O homem da 'mudança' não mudou nada ainda."

Issam al Khazraji, trabalhador iraquiano, em Bagdá

"O Nobel fortalecerá a capacidade de Obama para trazer a paz a toda a região, e um acordo com os palestinos."

Ehud Barak, ministro da Defesa de Israel

Agora, cade o Brasil nessa?

4 comentários:

Bel disse...

Amiga , vc tem twitter ? Se tiver me procura lá : @CORREAISABEL
bjs

Vivi disse...

Amiga acho que a coisa ficou bem dividida, pois li vários comentários distintos.
Eu gostei, acho que ele merece.

Adriana disse...

Ola, obrigado pelas visistas no meu blog...a minha ausencia se deve a bons motivos, estou preparando minha mudança para Barcelona este mes, então imaginas o corre corre. Eu também passei uns maus momentos no meu casamento de mais de 20 anos e resolvemos procurara ajuda e tudo isso leva um tempo, agora estamos bem. Hoje lendo uns posts em varios blogs fiquei triste em saber da Julia, afinal tenho um grande carinho por ela, liguei para ela em N.Y no natal e fiquei chocada o porque de tantas mentiras e intrigas. Beijinhos carinhosos carregados de energias positivas e um grande beijo na sua Princesa que esta linda.

Grace Olsson disse...

eLIS, tempos atrás vc foi ao meu blog e, foi numa época emq ue eu estava viajando muito,E hoje, decidi rever todos os comentários e te achei-.
Mas, creioq ue na época, vima quie d eixei comenta´rio, tbm

OLha, eu discordei dele ganhar o Premio. Até por que ele nao mostrou apra que veio.eu torci e torco por esse rapaz que acho, uma pessoa , além de inteligene, generosa. Mas, esse prêmio foi dado a ele como forma de dizer VC É A NOSSA ESPERANCA POR QUE OS ANTECESSORES FIZERAM TRAGÉDIAS PELO MUNDO
Mais um peso para as costas do Obama.Mas que Deus o ilimunie, a tal ponto dele sair forte em cada empreitada.
Se bem que, aqui em Copenhagen, deu Brasil.
Acho que, ele, nao, mas eu nao simpatizo com a mulher dele.Apesar dela ser inteligente e coisa e tal.Eu a cho EGOCENTRICA.ALGUÉM TIPO

EU SOU A ÚLTIMA COCA COLA DO DESERTO..
K
K
beijos e dias felizes
graceolsson.com/blog

Minhas fotos

www.flickr.com

About Me

Minha foto
Elis
Joao Pessoa -, PB e Illinois, United States
Visualizar meu perfil completo
http://meiroca.blogspot.com/. Tecnologia do Blogger.

eXTReMe Tracker

Quote of the Day

more Quotes

Seguidores

Tradutor

Blog Archive

Páginas