sexta-feira, janeiro 01, 2010

PostHeaderIcon Portugal - Os primeiros dias

Nosso voo de Frankfurt pra o Porto durou somente 2h e a Ana Celina se comportou muito bem. Chegando no aeroporto, nem acreditei quando vi a Adriana - uma amiga que conheci pela net - nos esperando la pra dar as boas-vindas! Foi um encontro adoravel! Ela e o marido nos deram uma mao grande e eu vou agradecer pra sempre o fato dela ter feito essa gentileza pra gente sem nunca nos ter visto na vida!! A Adriana nos levou ao apartamento onde pensavamos que iriamos ficar e acabamos decidindo que nao seria uma boa ideia ficar no apartamento depois de vermos que o apartamento nao tinha sistema de aquecimento ( tao comum nos EUA!) e ainda mais, a agua quente nao vinha de jeito nenhum...o apartamento super antigo e muito frio, de maneira que nao podiamos nos instalar la, principalmente com uma crianca pequena. Resolvemos ir pra um hotel e ai, nossa dor-de-cabeca comecou a aumentar quando fomos em 2 imobiliarias e elas disseram que pra alugar por 6 meses era praticamente impossivel e ficar 6 meses num hotel, alem de ser desgastante e caro, nao iamos aproveitar quase nada dessa viagem e nem ficariamos a vontade, pois nao queriamos passar essa viagem toda num hotel. Teve um dia que resolvemos sair e perambular pela cidade que nem conheciamos...chovia, chovia, chovia e a gente sem saber pra onde ir...foi triste! Meu marido olhava pra Ana e dizia " talvez seja melhor a gente ir viajar por outros paises durante um mes e depois a gente compra passagem e vai pra o Brasil ou voltamos pra casa". A gente nem dormia mais...a preocupacao era achar um lugar pra alugar e passavamos a noite, a madrugada na net, ate que lembramos de mandar email pra o Tim ( que esta na direcao da Universidade onde meu marido vai trabalhar por uns meses ) e foi ele que nos abriu a porta dizendo que podiamos ir ficar na Universidade ate acharmos um lugar decente pra nos e que teria muita gente a nos ajudar nessa busca. Nossos coracoes se acalmaram mais e no dia seguinte, ja estavamos aqui. Aqui estamos mais relaxados e com mais fe tambem. Parece que eu estava prevendo essas dificuldades quando escrevi em um dos posts anteriores que nem tudo sao flores. Mas, eu tambem acredito na forca que tenho dentro de mim...eu acredito que os sonhos tambem podem ser alcancados e que podem dar certo, SIM! Mas, e muito, mas muito importante, sonhar sempre acordado e com os pes no chao. Nessa vida, a gente tem que estar preparado pra tudo! E essa nossa aventura na Europa ha de me render boas gargalhadas e muitas historias pra contar...sinto que hei de me tornar mais forte, mais corajosa e mais feliz tambem. Nao tenho vergonha de lamentar e/ou falar das minhas frustracoes, das minhas dores, das minhas angustias. Nao tenho vergonha de chorar, seja de tristeza ou felicidade. Eu tenho ORGULHO de pode viver! Como dizia Erico Verissimo..." felicidade e a certeza de que nossa vida nao esta se passando inutilmente". E a minha nao esta!!



Fez um dia bonito por aqui hoje - pois so chovia desde que colocamos nossos pes aqui na cidade do Porto - e aproveitamos pra sair sem rumo e acabamos parando no Cais da Ribeira que eu sempre via nos postais do Porto. O lugar e bonito, mas eu achei que era bem mais conservado. A pintura e as casas sao tao velhas e apertadas que eu cheguei a me decepcionar um pouco. Outra coisa interessante e que aqui ainda se bota roupa pra secar do lado de fora. Ha mais fotos no orkut onde eu pude registrar isso. Mas, e muito linda a paisagem e unica tambem. Cada lugar tem sua autenticidade!
As pessoas sao simpaticas e sentem prazer em ajudar, sem falar que a maioria fala ingles tambem. O engracado e que eu me confundo e chego a me confundir com as duas linguas. Nao sei se falo ingles ou portugues...rs. So quero poder dizer que espero, do fundo do coracao, que meu marido cumpra a promessa de falar mais, aprender mais, praticar mais o portugues, mesmo que o portugues daqui seja um tanto quanto diferente do nosso portugues do Brasil.


Pra quem gosta de se aventurar, eu diria que Portugal, alias, o Porto, e super facil com relacao a locomocao. Tem o que eles chamam de Metro que vai em todas as direcoes e o sistema de uso e bem facil. A gente compra um ticket e vai "validando" toda vez que sai do metro e tem-se 1h pra usar o metro e ir pra onde quiser pagando somente 1 ticket.



Nao podia deixar de falar sobre nossa chegada a Alemanha. ADOREI Frankfurt!!!


Fiquei feliz por ter conhecido um pedacinho da Alemanha...quero voltar la mais vezes!

E a nossa historia esta apenas comecando...e e claro que o sol vai voltar amanha, como dizia Renato Russo.

6 comentários:

Sonho Meu disse...

Oi Elis,
adorei saber das novidades de Portugal. Tambem andei por aí Porto, cais da Ribeira, vendo roupas penduradas nas janelas, castelos, Lisboa, Covilha, Guarda...adorei Portugal. A lingua portuguesa lá a gente demora um pouquinho pra se acostumar, mas em uma semana ja estamos afinadissimos.
bjs,
me

Alek disse...

Oi amiga... tomara que vc ache logo seu "cantinho" aí no Porto... realmente nessas minhas andanças notei uma coisa, o sistema de aquecimento não é mto bom não. Com exceção de um hotel novo q fiquei em Londres, a maioria dos outros só tinha aquele aquecedor de ferro q não aquece uniformemente o ambiente... na casa de uma amiga q fiquei na Bélgica, uma casa bem confortável, mas não tinha aquecimento em todos os ambientes...rs... lembro que no banheiro eu entrava, ligava o aquecedor e só um tempinho depois voltava e me arriscava a tirar a roupa pra tomar banho...rs... mas espero que vc consiga se instalar td mundo que conheço q morou/mora na Europa reclama dos imóveis antigos...rs)
Beijos!!!

Jo disse...

Tudo dará certo minha doce amiga!!! A vida não é somente flores e festas....mas sim um constante aprendizado.Feliz 2010~!!!

Daniely disse...

Ai, Elis, escrevi um monte e Biel foi e desligou o Pc kkkkkkkkk
Olha, fico muito feliz em ter noticias suas, em saber como estao indo as coisas por ai. Maravilha voce ter conhecido a Adriana, eh tao bom saber que apesar de nesse mundo virtual ter muita gente doida, podemos encontrar amigos de verdade, nao eh mesmo?
Pois eh, por aqui as coisas tao caminhando direitinho... dezembro foi um mes meio amargo pra mim (minha avo morreu em vespera de Natal nos meus bracos, entao nao tem nem como nao lembrar e juntou com a morte do meu cachorro que me acompanhava ha mais de 15 anos).
Porem tenho fe que 2010 esta comecando com tudo pra ser um ano cheio de coisas boas, bem diferente de 2009 que foi um ano conturbado e cheio de perdas pra mim. O Will nao ta comecando a vida universitaria agora nao, ele ja estava na faculdade, mas por conta de alguns contratempos, ele teve que parar (trabalho consumindo muito tempo) e agora em 2009, ele resolveu mudar de curso e gracas a Deus, foi aceito :) To dando a maior forca pra que ele faca pq como voce mesma mencionou acredito que com estudo e crescimento profissional eh possivel ter uma vida mais confortavel e mais tranquila, sem contar no futuro melhor que podemos oferecer aos nossos filhos... entao vamos que vamos!
Espero que 2010 seja um ano repleto de saude, prosperidade, felicidades e realizacoes pra voces!
Beijao enormeeee

Fernanda disse...

Olá...então para saber as tuas novidades tive que vir ao blogue, D.Elis?! Rsss....Bom, ainda bem que as coisas se estão a resolver e vocês estão a ficar mais animados.

A Ribeira sem roupa a secar estaria incompleta, rssss...faz parte do postal!

Até um destes dias!
Beijos

Mary disse...

Estou feliz que você chegou com segurança! Alemão parece tão pitoresco e bonito!

Diga ao meu pai e irmã "Olá!"


Love-
Mary

Minhas fotos

www.flickr.com

About Me

Minha foto
Elis
Joao Pessoa -, PB e Illinois, United States
Visualizar meu perfil completo
http://meiroca.blogspot.com/. Tecnologia do Blogger.

eXTReMe Tracker

Quote of the Day

more Quotes

Seguidores

Tradutor

Blog Archive

Páginas