sexta-feira, dezembro 24, 2010

PostHeaderIcon O Natal de 2009 - um ano se passou!

Engracado como o tempo passa rapido e quando a gente se da conta, passou mesmo. Hoje, exatamente hoje, faz 1 ano que eu, Ana e meu marido estavamos dentro do aviao rumo a nossa grande experiencia de viver 6 meses na Europa. Muita luta ate chegarmos a concretizar o nosso plano de anos. Me lembro, plenamente, do dia 24 de dezembro de 2009. Foi o dia em que chegamos em nossa primeira parada, Frankfurt/ Alemanha. Passamos o Natal la. Estava frio, mas nao tanto quanto aqui nos EUA e gastamos maior parte do tempo andando pela cidade, tentando entrar no clima alemao, conhecendo a comida, os lugares marcantes e nos dando conta do respeito que tinhamos em aprender, absorver mais dos costumes em volta de nos. A Ana Celina tinha acabado de fazer 1 ano e ainda nem dava os primeiros passos sozinha, mas foi ali, naquela noite abencoada, que ficamos no hotel e dormimos abracadinhos, os 3 na mesma cama. O bercinho dela ficava bem ao lado, mas ha momentos em que a gente precisa sentir essa energia que emana de cada ser pra poder entender - mesmo sem saber explicar com as palavras magicas - a importancia da vida daqueles que nos sao queridos, amados. Aquela foi umas das muitas noites em que senti com profundidade a uniao que ha entre meu marido e eu e que o maior simbolo da crenca em nosso amor so estava ali, ao lado, vivo...a Ana.
De Frankfurt, seguimos pra Portugal. Era dia 26 de Dezembro de 2009. Me lembro muito bem de termos levantado cedinho...me lembro de ter comido o melhor croissant da minha vida na Alemanha. Acho legal dizer isso porque deixa claro que os cheiros, o perfume das coisas, o sabor, essas coisas deixam memoria garantida. Tambem me lembro de ter chegado no Porto sem expectativas muito grandes. Me lembro de todas as dificuldades que passamos e ENFRENTAMOS em Portugal, mas tambem me lembro com muita alegria do pastel de nata, da beijoca, das castanhas de rua, da tripa a moda do Porto, o Carapau, etc. e, em especial, eu vou guardar no meu coracao e nas minhas mais intrinsecas lembrancas a generosidade de uma mulher chamada ADRIANA. Uma mulher que nunca tinha me visto face to face e que so me acompanhava pelo blog. Uma mulher que estava no aeroporto no momento em que eu cheguei ao Porto. Uma mulher que me ajudou nos momentos mais dificeis la. Me deu forca, acreditou na minha propria forca quando eu ja achava que nao existia. Muito, mas muito obrigada mesmo!
Os meses passaram, minha mae foi nos visitar em Portugal - quando ja tinhamos um lugar pra morar. Ficou 3 meses e me deu mais forca pra continuar peitando essa experiencia dificil. Digo dificil porque " transicao ", " adaptacao " nao eh pra qualquer um. Certas coisas precisam doer primeiro pra poderem ser, se mostrarem prazerosas.
Nos passeamos muito. Visitamos 5 paises: Alemanha, Inglaterra, Italia, Franca, Portugal. Mergulhei em cada lugar que me atrevi a pisar, a cheirar, a tocar, a viver. Aprendi com o movimento das coisas que TUDO se transforma mesmo sem sair do lugar e que eh necessario passar inumeras vezes pelo mesmo recinto pra poder " entender " de vez que a gente evolui, cresce quando se permite ser invadido e invadir ao mesmo tempo e sem deixar de ser a gente mesmo. Eu diria que eh como ser nos mesmos na transfiguracao de cada coisa. Posso estar parecendo hermetica, mas eh assim que eu sou...me sinto folhas das arvores, filha do tempo, mae do desafio, estudante da correnteza do rio da vida que vai e vem e que ve as marcas da vida no tempo serem marcadas no corpo como tatuagens que contam historias de vidas que se foram e que ainda estao por vir. E assim, vou caminhando e dancando pelo fio fino do tempo.





Nos CONSEGUIMOS!


5 comentários:

Elvira disse...

Oi Elis.

Desejo a você e à sua família um Natal cheio de paz e de alegria.

Bjs.
Elvira

Adriana disse...

Obrigado ELIS pelo carinho, eu vi a sua alma desnudada em cada post seu, eu vi a sua força em cada sorriso que mostrava nas fotos e acima de tudo eu vi uma mulher valente, sem medo em acreditar que ser feliz e possivel, e aventurar em uma terra estranha com uma bebe de 1 ano. Feliz Natal minha amiga, que deus continue abençoando e iluminando sua vida e de sua familia. Que 2011 seja feito de sonhos realizados, paz, amor e muita saúde. E te espero em Barcelona minha amiga. Um grande beij oa todos e um especial na Princesa Ana Celina

Helena M. disse...

Que legal seu relato Elis! Senti praticamente a mesma coisa que voce, qdo fomos morar na Alemanha...me senti voltando alguns anos atras qdo decidi morar em USA. E tdo diferente, tdo novo;
eh realmente os Alemaes fazem um croissant como ninguem, ao meu ver ate melhor que os Franceses. hmmm...saudades!
Bjss
Feliz Natal!

Vivi disse...

Eita que post ótimo :)
Deu saudades do nosso encontro vapt-vupt, queria ter ficado mais dias com vcs, mas viagem marcada de volta no dia seguinte já não me permitia essas graças, mas se Deus quiser em breve estarei com vcs novamente :)
Bjokas

mulheresdocoveiro disse...

So de ver voce descrever sobre o que foi voces dormindo ali juntos, meu olho ja se enche.. nao existe perfume melhor do que o cangote da Aina para me acalmar rs.. Eu amo pastel de nata, os doces de Azeitao..
Fico tao feliz de ver essa fotinho da Aninha postada - e minha intencao, ao ver as maozinhas.. foi pensar exatamente nisso: nos conseguimos, estamos aqui.!
Obrigada.

Minhas fotos

www.flickr.com

About Me

Minha foto
Elis
Joao Pessoa -, PB e Illinois, United States
Visualizar meu perfil completo
http://meiroca.blogspot.com/. Tecnologia do Blogger.

eXTReMe Tracker

Quote of the Day

more Quotes

Seguidores

Tradutor

Blog Archive

Páginas