segunda-feira, março 05, 2007

PostHeaderIcon Blogagem Coletiva

ENDOMETRIOSE

Para entender o que eh ENDOMETRIOSE, eh preciso saber o que eh e como funciona o ENDOMETRIO. Vou usar palavras simples, para que qualquer um possa entender:
DO AURELIO: endométrio[De end(o)= dentro + -metr(o)-1 + -io3 = ultero] 1.Histol. Membrana mucosa que reveste o útero internamente e que, de acordo com a fase do ciclo menstrual, sofre modificações em sua espessura e em sua estrutura.
O ENDOMETRIO é um tecido celular, membrana, uma forma de acochoado que reveste nosso ultero, e fica a espera de um ovulo fecundado. No periodo a ovulacao o ovulo desce pelas trompas, e se instala no endometrio, e se esse ovulo for fecundado por um espermatozoide, o ENDOMETRIO o abriga, se nao quando o ovulo morre, o ENDOMETRIO se desfaz em sangue, e eh eliminado atravez do fluxo menstrual, temos entao a menstruacao, e um novo ciclo se inicia partir dai.
Novo ENDOMETRIO, novo ovulo, nova menstruacao, em ciclos de mais ou menos 28 dias, desde nossa primeira ovulacao na adolescencia, ate nossa ultima ja na menopausa.
Quem sofre de ENDOMETRIOSE no entanto tem uma disfuncao na producao desse tecido. A portadora de ENDOMETRIOSE, produs o ENDOMETRIO mes a mes tambem FORA do ultero, em geral na cavidade abdominal, nos demais orgaos do aparelho reprodutivo, e em caso raros em orgaos como bexiga, intestinos e ate pulmoes.
O ENDOMETRIO produzido pelo ultero eh expelido mes a mes pelo canal varginal, entretanto o ENDOMETRIO produzido FORA do ultero nao tem por onde sair.
Assim que inicia o sangramento do ENDOMETRIO dentro do ultero, tambem inicia o sangramendo nas parte fora do ultero aonde o ENDOMETRIO foi produzido.
Quando esse sangue aparece na cavidade abdominal, o corpo imediatamente manda sinais para eliminar, e nosso sistema de defesa entra em acao e trata o sangue ali contido, o que causa uma inflamacao.
E mês a mês o ENDOMÉTRIO nessa area volta a sangrar, o sistema de defesa volta a combater, e mes a mes o que era apenas um pequeno foco se torna uma lessao: ENDOMETRIOSE, causando dores, desconforto, sintomas febris, dentre outros tantos sintomas associados a doenca.
FATOS:

ENDOMETRIOSE não tem CURA. Mas tem Controle.
Nao é transmissível, mas ha forte indicios de que seja hereditaria.
ENDOMETRIOSE eh chamada por muitos medicos de Cancer Benigno. Porque se comporta exatamente com um Cancer.
Estima-se que 89 milhoes de mulheres no mundo tenham ENDOMETRIOSE, mas esse numero pode ser muito maior dado a fato de que muitas mulheres nao tem conciencia de que tem a doenca.
So na Inglaterra sao 2 milhoes de mulheres afetadas.
Apesar de estar entre as 10 doencas de mais dificil controle, eh a menos conhecida.
E porque uma doenca tao comum como ENDOMETRIOSE é tao pouco conhecida?
Nao se sabe ao certo. Mas entre varias possiveis hipoteses podemos colocar o Tabu de falar sobre o assunto. A ENDOMETRIOSE esta relacionada a aparelho reprodutivo, a menstruacao, e ate ao sexo, e muita gente evita falar a respeito.
Seja como for, é preciso que as informações sejam mais acessíveis, principalmente para as adolecentes.
Ps: Texto copiado do blog da amiga ALE(http://photos-e-fatos.com/)

4 comentários:

Maíra disse...

Eu tb vou participar da blogagem coletiva, mas achei que era só na sexta...
Bjinhos

Anathalia disse...

Eu vi o post lá no blog da Ale e achei muito boa a iniciativa mesmo!

Você perguntando por onde eu ando??? E você, por onde anda??? hahahaha Eu tô só um pouquinho sumida porque estou TENTANDO estudar direitinho para a prova que, aparentemente, será em meados de abril. E você? Por que está sumida?

Beijinhos!!

Anônimo disse...

É raro ver alguém falando desse assunto !
Beijinhos ,
Bel .
PS : Colocarei fotos da festinha no blog !

dani* disse...

Tô chegando agora, que, quando, como??? rs

Oi amiga, vou te mandar o meu tel tá?

Besitos madrileños

Minhas fotos

www.flickr.com

About Me

Minha foto
Elis
Joao Pessoa -, PB e Illinois, United States
Visualizar meu perfil completo
http://meiroca.blogspot.com/. Tecnologia do Blogger.

eXTReMe Tracker

Quote of the Day

more Quotes

Seguidores

Tradutor

Blog Archive

Páginas