sexta-feira, setembro 07, 2007

PostHeaderIcon Independence Day

Nada melhor do que o dia da Independência do Brasil pra respirar nas narinas desse blog ,dar fôlego ao que estava agonizando.E,cá entre nós,pensei que nem fosse mais retornar por essas águas...
A visita à Pátria Amada foi mais que gratificante.Foram 2 meses de muitas descobertas e redescobertas.Muitos ganhos e uma perda somente.Perda essa que prefiro nem falar.Quem sabe algum dia no futuro.Mesmo assim pude reavivar o que antes tinha padecido ou estava por padecer e quando pensei que tudo tinha se ido...o "it" reaparece imperoso e forte.Mas,são com coisas assim que tenho me deparado : quando pareço fraca,na verdade estou forte.E só uns segundos-luz depois me dou conta do efeito da purpurina.E assim vou vivendo.
Revi a família e foi bom ter tido esse olhar sobre o mundo em que vivia antes e onde retornei a viver.Quando se olha a terra do universo é que nos damos conta que pertencemos àquela grandiosidade singela.Eu falaria de cada um,mas a beleza e a dor aflorariam demais e hoje os candelabros estão todos acesos.Melhor ter a visão do poeta e do repórter dentro de mim.
Os amigos eu também apreciei.Foram os mesmos poucos de antes.E como é bom saber que continuam lá e cá.Fiz uns novos e espero que o oxigênio do novo seja suficiente pra nos dar vida longa.Ter amigos é ter uma segunda vida.
Meu marido,como sempre,a pessoa mais amável do mundo comigo.E foi espetacular vivenciar essa magnitude se transformar cada vez mais grandiosa.
Mas,um fato interessante é que dessa vez,pude perceber nitidamente o quanto melhorei meu inglês.Em praticamente todos os momentos,meu marido nem se dava ao trabalho de pensar em português se eu tivesse por perto.As vezes o deixava conversando com as pessoas sozinho pra que ele falasse a minha língua.Foi engraçado!Foi muito bom também.
Dos atrasos,melhor nem falar...atrasos nos aeroportos,atrasos no país...mas,quão bom é poder ser filha dum país onde as pessoas são tão calorosas e amigáveis.Isso,sim,a gente não vê mesmo em lugar nenhum do mundo!Apesar de todos os pesares,críticas e de todos os defeitos,eu me orgulho de ser brasileira!

E vamos à história...
A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.
Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."
O processo de independência após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.
O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole..
Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.
Pós IndependênciaOs primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.
E assim Os Dias passaram...e passam.Mas,eu não vou ficar sentada vendo o mundo girar,não!Vou com ele também!

0 comentários:

Minhas fotos

www.flickr.com

About Me

Minha foto
Elis
Joao Pessoa -, PB e Illinois, United States
Visualizar meu perfil completo
http://meiroca.blogspot.com/. Tecnologia do Blogger.

eXTReMe Tracker

Quote of the Day

more Quotes

Seguidores

Tradutor

Blog Archive

Páginas