sexta-feira, fevereiro 27, 2015

PostHeaderIcon A Picada da Víbora


Um dia, estava Zaratustra a dormitar sob uma figueira, porque fazia calor e tinha tapado o rosto com o braço. Nisto chegou uma víbora, mordeu-lhe o pescoço e ele soltou um grito de dor. Afastando o braço do rosto, olhou a serpente e ela reconheceu os olhos de Zaratustra, contorceu-se vagarosamente e quis se retirar. "Não - disse Zaratustra - espera, ainda não te agradeci! Despertaste-me a tempo, pois o meu caminho ainda é longo".
"O teu caminho é curto" , disse tristemente a víbora : - o meu veneno mata. Zaratustra pôs-se a rir."Quando foi que o veneno de uma serpente matou um dragão?". E ele ainda disse : "Reabsorve o teu veneno! Não és rica demais pra me fazeres presente dele". Então,a víbora tornou a enlaçar-lhe o pescoço e lambeu a ferida.


Um dia, Zaratustra contou isso aos seus discípulos,e eles perguntaram-lhe : "E qual é a moral do teu conto?". Zaratustra respondeu : "Os bons e os justos chamam-me o destruidor da moral: o meu conto é imoral. Se tendes, porém,um inimigo, não lhe devolvais bem por mal porque se sentiria humilhado.Demonstrai-lhe, pelo contrário, que vos fez um bem. E a ter que humilhar, prefira encolerizar.E quando se vos amaldiçoe, amaldiçoai tb! E se vos fizerem uma grande injustiça, fazei vós imediatamente cinco injustiças pequenas. Inventai-me a justiça que absorve todos, exceto aquele que julga! Quereis ouvir mais ?No que quer ser verdadeiramente justo, a mentira muda-se em filantropia! Mas, como eu poderia ser verdadeiramente justo? Como poderia dar a cada um o seu? Bastai-me isso : eu dou a cada um o meu. Enfim ,irmãos, livrai-vos de ofender ao solitário. Como poderia um solitário esquecer? Como poderia devolver? Um solitário,é um poço profundo. É fácil lançar nele uma pedra,mas se a pedra vai ao fundo quem se atreverá a retirá-la? Livrai-vos de ofender o solitário,mas se o fendestes então, MATAI-O TAMBÉM."



Assim Falou Zaratustra - Friendrich Nietzsche

0 comentários:

Minhas fotos

www.flickr.com

About Me

Minha foto
Elis
Joao Pessoa -, PB e Illinois, United States
Visualizar meu perfil completo
http://meiroca.blogspot.com/. Tecnologia do Blogger.

eXTReMe Tracker

Quote of the Day

more Quotes

Seguidores

Tradutor

Blog Archive

Páginas